sexta-feira, 18 de novembro de 2011

RESENHA: Macaco de Pedra

“A primeira missão de um agente de perícia criminal é controlar a área da cena do crime, para que a contaminação seja mínima e os indícios não desapareçam. Relutante, Amelia renunciou à busca pelos outros imigrantes e tripulantes — havia muitas outras pessoas para fazer isso agora — e correu para a van da perícia criminal da polícia de Nova York, pintada de azul e branco, a fim de orientar a operação.” (DEAVER, 2003).

Você, provavelmente, já assistiu ao filme “O colecionador de ossos”, estrelado por Denzel Washington e Angelina Jolie, certo? O que você, talvez, não saiba é o que o filme foi inspirado no livro homônimo, da autoria de Jeffery Deaver. Devo confessar que quando vi o filme também não sabia da existência do livro, e quando o descobri, fiquei bem empolgado. E não me decepcionei. Se o filme é excelente, o livro é dez vezes melhor, sem exagero. Assim, fácil entender porque marquei o nome do autor.

Macaco de Pedra é o quarto livro da série — de nove já publicados — com Lincoln Rhyme, e também conta com a presença da policial Amelia Sachs, as “pernas e olhos” do criminologista tetraplégico.

Neste livro, a trama se desenvolve a partir do famigerado contrabando de seres humanos de chineses para os Estados Unidos, sendo que a equipe de Rhyme está à caça do contrabandista, conhecido como Fantasma (sim, também achei clichê... faz parte, né?).

Devo fazer o mesmo elogio que fiz a Michael Connelly: Deaver criou uma trama muito verossímil, sem invenções ou reviravoltas forçadas. Tal fato deve-se a uma regra que o autor estabeleceu: escrever somente sobre o que lhe é familiar, daquilo que ele conhece e, sobretudo, tenha domínio. Além disso, o livro conta com personagens muito interessantes e um final surpreendente. Como já disse, repito: é tudo o que eu espero de um livro policial.

Mas, vale dizer que este livro não se compara a “O colecionador de ossos”, que foi um dos melhores livros policiais que já li, e somente não posto a resenha pois já decorreram alguns anos que fiz a leitura, e sei que não faria jus ao livro.

E se você está a se perguntar, informo-lhe que a Editora Record publicou quatro dos nove livros da série com o personagem Lincoln Rhyme: “Lua Fria”, “A cadeira vazia”, além de “O colecionador de ossos” e “Macaco de pedra”. E sim, também estou na torcida para que a Editora Record publique os demais livros.

Título: Macaco de Pedra
Autor: Jeffery Deaver
N.º de páginas: 496
Editora: Record

1 comentários:

Débora disse...

Nossa, realmente não sabia que esse filme tinha sido inspirado num livro! Não me interesso mto pelo gênero policial, apesar de gostar de alguns livros! Quem sabe um dia eu leio esse que sugeriu?!
Bjos
Débora
Introducing you a Book

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger