sábado, 19 de janeiro de 2013

Quem vem para o jantar? #17

"Quem vem para o jantar?" é a coluna mensal do Além da Contracapa em que um jantar fictício se torna a ocasião em que personagens e autores interagem em encontros inusitados. 

O jantar desse mês não foi exatamente um jantar. Foi um encontro informal ao final da tarde, embaixo das árvores da praça. Cachorros corriam e crianças brincavam enquanto minhas convidadas conversam e tomavam chimarrão. São elas as escritoras gaúchas Martha Medeiros e Letícia Wierzchowski.

Martha Medeiros começou escrevendo poesia, antes de escrever as crônicas pelas quais é mais conhecida. Seu estilo leve, bem humorado e inteligente lhe renderam leitores que acompanham seus textos nos jornais e devoram seus livros – muitos deles adaptados com sucesso para o teatro, o cinema e a TV.

E foi assim que a conversa começou.

Assim como Martha, Letícia também já teve sua obra adaptada para a televisão. Seu romance “A Casa das Sete Mulheres” foi uma série de grande sucesso. O livro - que conta a história das mulheres da família de Bento Gonçalves - é, ainda hoje, a obra pela qual a autora é mais conhecida e ganhou uma continuação “Um Farol no Pampa”. É por isso que muitos podem se surpreender ao descobrir que Letícia Wierzchowski tem outra faceta bem diferente: além de romances, a autora também escreve livros infantis e tem ainda no currículo um livro (eu@teamo.com.br) de pequenas mensagens que co-assina com seu marido, Marcelo Pires.

 As duas, então, recordaram os velhos tempos:

- Você se lembra que foi através de você que conheci Marcelo? – perguntou Letícia. 
- Foi mesmo – concordou Martha, que não pensava naquilo em muito tempo – Recomendei a ele, que já era meu amigo, a leitura de seu primeiro livro e então vocês começaram a se corresponder. Jamais iria imaginar que acabariam se casando. 
Sorrindo, Letícia respondeu: 
- Veja só como são as coisas.

Eu, que nunca aprendi a gostar de chimarrão, apenas desfrutei da companhia das minhas convidadas. A conversa foi ótima e a tarde, muito agradável.

10 comentários:

Mai disse...

Amo a Martha e (quase) tudo que ela escreve. É uma mulher muito inteligente e engraçada. Agora, a Letícia eu não conhecia, apesar de amar livros infantis.

Aione Simões disse...

Adorei, Mari!
Só li Divã da Martha, além de alguns outros textos, e já me encantei, querendo ler tudo que puder dela.
As obras da Letícia ainda não li, mas tenho curiosidade também. Achei muito legal o diálogo!
Beijão!

Daiane Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kel Costa disse...

Acredita que nunca li nada de nenhuma das duas autoras? :x Shame!

Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br

Alessandra Helena disse...

Chimarrãoo, delícia! Ok, desconfie já que sou gaúcha hsuahsua
Martha Medeiros escreve muito bem! Tem vários livros dela aqui em casa, e são uma delícia para ler! A Letícia eu não li nada, mas tem o DVD A Casa das Sete Mulheres! Acho essa série maravilhosa!!

Beijoos
Ale
Introducing you a Book
http://www.introducingyouabook.com/

Nardonio disse...

Deve ter sido uma tarde super agradável mesmo. Confesso que não conheço muito sobre as autoras, mas o currículo delas é de respeito.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Mey disse...

Gosto muito das cronicas da Martha Medeiros. Li A Casa das Sete Mulheres e gostei muito. Fiquei com invejinha dessa tarde, deve ter sido mto gostosa. Bjksss

Mey disse...

Meyre Christina

Daiane Carvalho disse...

Fiquei na curiosidade... ainda não li nada de nenhuma das duas, mas já conhecia a Martha.

GFC - Daiane Carvalho

Virginia de Oliveira disse...

Ainda não li nada dessas duas autoras mas fiquei com muita vontade de conhecer seus trabalhos.

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger