quinta-feira, 11 de julho de 2013

A origem de "O Médico e o Monstro" e Sherlock Holmes

Quando fiz meu intercâmbio, além de aprender inglês, também tive a oportunidade de viajar para algumas cidades. E é claro que como um bom bookaholic, não poderia deixar de conferir a história por trás de alguns livros. Na coluna Viagem Literária, compartilho com vocês as experiências mais marcantes que tive. 

Na primeira edição desta coluna, vimos que Edimburgo influenciou J.K. Rowling na criação da inesquecível saga do bruxinho mais famoso da literatura. Mas você sabia que a cidade influenciou diversos autores? É em Edimburgo que encontramos a origem do livro O Médico e o Monstro e do personagem Sherlock Holmes.

O Médico e o Monstro


Comerciante, Presidente da Associação de Trabalhadores e membro do Conselho Municipal, William Brodie era considerado um cidadão exemplar de Edimburgo. Porém, o que ninguém sabia era que Brodie tinha duas amantes, cinco filhos ilegítimos, além de o hábito de apostar. Como se não bastasse, ele costumava dedicar suas noites a assaltar seus clientes. 

Seu trabalho como marceneiro somado a sua reputação de Conselheiro Municipal lhe dava acesso às residências da alta sociedade de Edimburgo. Após inteirar-se dos mecanismos de segurança e copiar as chaves das casas de seus clientes, Brodie retornava na calada da noite com seus comparsas.

Em 1786, a gangue planejou invadir o Escritório de Coleta de Impostos (Excise Office), ocasião em que um dos membros foi capturado. Brodie conseguiu fugir para Amsterdã, de onde pretendia embarcar para os Estados Unidos, todavia foi preso e enviado a Edimburgo. Dois anos depois Brodie foi condenado, sendo executado na forca publicamente.

Quase cem anos depois, Robert Louis Stevenson publicou o livro O Médico e o Monstro, inspirado na vida dupla de William Brodie: respeitável cidadão de dia e ladrão a noite. A clássica obra de Stevenson aborda de maneira metafórica a dualidade inerente ao ser humano.

A criação de Sherlock Holmes

Mas a influência de Edimburgo na literatura não para por aí. Foi no ano de 1877 que Arthur Conan Doyle conheceu o Dr. Joseph Bell, conhecido por suas impressionantes habilidades de dedução. Foi baseado nas capacidades de Bell em fazer deduções lógicas que Conan Doyle criou um dos mais famosos detetives da literatura: Sherlock Holmes. Conan Doyle também era médico e trabalhou no Royal Infirmary of Edinburgh ao lado de Joseph Bell. 

Sobre a viagem

Já falamos sobre Edimburgo na Viagem Literária # 01, dedicada a influência da cidade sobre a obra de J.K. Rowling. Então, não deixe de acessar a coluna para saber um pouco sobre a cidade e seus principais pontos turísticos, como o Castelo de Edimburgo e o National Museum of Scotland. 

 

16 comentários:

Gabriela CZ disse...

Que histórias! Adorei a coluna, pena que chegou ao fim.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

GFC: Gabriela Cerutti Zimmermann

Ana Paula Barreto disse...

Não sabia de onde tinha saído a inspiração para o Sherlock! Acho incrível quando os autores conseguem tirar do cotidiano fonte para suas obras. Adorei saber disto!
Obs: Não acredito que chegou ao fim! Adoro esta coluna. =(
bjs
GFC: Ana Paula Barreto

Naty disse...

Legal ver como Edimburgo influenciou dois escritores maravilhosos. Adorei a história sobre o O Médico e o Monstro, não a conhecia.
Uma pena que acabou a coluna, estava adorando conhecer esses lugares.

Unknown disse...

Amei saber das suas viagens!!!
Me inspirou ainda mais a querer viajar!!!

Nessa disse...

Oie!
Achei muito legal esta coluna, pena que chegou ao fim.

Beijos*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Gabriella Alvim disse...

Não sabia sobre o Sherlock e nem do Martin, muito bacana. Adorei
É uma pena essa coluna ter chego ao fim

Francielle Couto Santos disse...

Uma pena que a coluna tenha chegado ao fim, Alê. Mas foi realmente incrível descobrir todas essas informações; todas as influências que grandes autores tiveram. Vejo que o intercâmbio foi bastante proveitoso. Parabéns!

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br/

Ju disse...

Jura que O Médico que O Monstro foi inspirado nele? Nunca tinha ouvido falar, que legal!!

E também não sabia que Sherlock Holmes tinha sido inspirado em uma pessoa real! *-*

Amei a postagem!

Beijo!

Ju
Entre Palcos e Livros

Ju disse...

Ai, desculpa, me esqueci de colocar meu nome de seguidora no GFC: Ju. É pra colocar em todas as postagens mesmo?

Luiza Ferreira disse...

Como sou nova por aqui, não sabia de seu intercâmbio. Que oportunidade maravilhosa! Vejo que aproveitou bastante, e que está compartilhando com a gente. Maravilha!
Que história interessante! Tive que conferir a postagem relacionada a J. K. Parabéns pela postagem!

Beijos, Lu ♥
http://luizando.blogspot.com.br

- Luiza Ferreira

Unknown disse...

Nossa, quando você citou Robert Louis Stevenson não resisti e resolvi comentar, hehehe. Acontece que ele é um dos meus escritores favoritos, e eu gosto muito de O Médico e o Monstro. E Sherlock Holmes, eu simplesmente amo, é um dos meus personagens favoritos!!! Nem imaginava quais eram suas inspirações reais!!
Seu blog é lindo, já estou seguindo.

Abraços!!

http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

Rodrigo disse...

Nossa que bacana em saber dessas coisas... Ainda mais do que inspirou a obra de J.K Rowling <3
Ahh vc foi para Londres, nossa que perfeito! Meu sonho é fazer um intercambio. Custou mt caro? Será que tem aqui em BH a mesma empresa q vc foi? ><
Sobre o post, eu gostei ainda do livro O Médico e o Mostro. Me chamou bem atenção esse livro. Foi muito bom saber dessas inspirações *0*

GFC: Rodrigo Lessa ®

Pam disse...

Oiie
AAh ja falei aqui em outro comentário que voce é muito chiqueeeeeee! rs
Adoraria viajar pro exterior assim.. qm sabe um dia eu consigo, né...rs
Achei super interessante essa ideia da viagem literaria...
Alem d vc aprender mais sobre as coisas la, tras informaçao pra gente tbm!
PArabens!
Uma pena eu só ter visto agora.. =(

bjihos
Pam
Meus Livros Preciosos

Unknown disse...

Muito legal essas informações. Não tinha ideia de tudo isso!

GFC: Gladys.

Nardonio disse...

Achei essas curiosidades que você postou aqui super interessantes. É legal saber as inspirações que os autores têm para criar essas histórias que nos fazem tão bem. Gostei bastante dessa coluna, e espero que ela volte em breve.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Unknown disse...

Achei curioso, nao sabia que ele havia inspirado autores (as).

Jessica Lisboa

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger