quinta-feira, 1 de agosto de 2013

RESENHA: Sonho de Uma Noite de Verão

“As pessoas apaixonadas veem o que imaginam, não o que seus olhos enxergam; e portanto, o Cupido alado é pintado com vendas nos olhos. O amor também não tem nenhuma habilidade de julgamento; tem asas apressadas, contudo não tem olhos que possam ver. Logo, dizem que o amor é uma criança porque, quando tem de fazer uma escolha, geralmente se engana.” (SHAKESPEARE, 2013, p. 24-5)

***

Após ser completamente tragado pela leitura de O Mercador deVeneza, mal podia esperar para continuar a desbravar as obras do dramaturgo inglês. O escolhido da vez foi Sonho de Uma Noite de Verão, por indicação da nossa querida parceira Aione, do Blog Minha Vida Literária.

A obra conta a estória de quatro jovens apaixonados em um mundo onde criaturas mágicas do imaginário popular — tais como elfos, fadas e duendes — tem o poder de interferir na vontade humana. Além disso, temos algumas tramas paralelas, como o grupo de trabalhadores que se prepara para apresentar uma peça durante o casamento do Duque de Atenas.

Sonho de Uma Noite de Verão me pareceu, entre as peças que li, a mais despretensiosa de Shakespeare. O tom leve somado a uma trama simples e linear dá a entender que a intenção do autor era criar uma peça cômica, que nada se aproxima as suas conhecidas tragédias amorosas. E, por estes motivos, creio que surpreende menos o leitor.

Mais uma vez a desnecessidade da narrativa me surpreendeu. Shakespeare consegue transmitir as emoções dos personagens e as descrições das cenas apenas com diálogos. Além disso, o autor também utiliza as conversas para caracterizar os mais diferentes personagens. Isso sim que é trabalho de mestre!

Mesmo contando com um vocabulário rebuscado, saliento que este não atrapalha o ritmo de leitura. 

Embora seja uma leitura válida, devo dizer que entre as obras de Shakespeare foi a que menos me agradou. Particularmente, achei que a mistura entre fantasia e romance não encaixou muito bem. Além disso, os muitos personagens e tramas paralelas pareceram tirar o foco da estória principal.

Entre encontros e desencontros amorosos, Shakespeare conta uma estória singela, inusitada e ligeiramente cômica. Se você nunca leu nada do autor, este não seria o primeiro livro que lhe indicaria. Mas se já apreciou outras obras de Shakespeare, então já sabe que irá encontrar outra obra prima. 

Título: Sonho de Uma Noite de Verão (exemplar cedido pela Editora Martin Claret)
Autor: William Shakespeare
N.º de páginas: 109
Editora: Martin Claret

18 comentários:

MsBrown disse...

Interessante sua análise sobre o livro. Já o li mas devo confessar que apenas lembro que gostei, porém a história não ficou na minha cabeça.

schrotz disse...

Eu vi uma peça baseada nesse livro e devo dizer que amei! Isso há anos, ainda bem que eu fui ler sua resenha, muito boa, aliás, o que me trouxe de volta a ideia que eu tinha sobre essa história, bom, preciso ler pra sentir melhor, HAHAH
Beijos!
http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

Unknown disse...

É a obra de Shakespeare q eu mais gosto!!!!
Acho linda essa confusão toda, tem partes divertidas... Minha personagem favorita é Titania, a rainha das fadas!!!

Gabriela CZ disse...

Sonho em ler algo de Shakespeare, e Sonhos de Uma Noite de Verão está na lista. No entanto, acho que vou seguir o seu conselho e não pegá-lo de cara.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Pam disse...

Oiie
Não conhecia esse livro..
Acho que pode ser interessante apesar d nao ter me despertado interesse!
eu ainda nao li nada dele, entao qual livro sem ser esse, vc me indicaria???? rs

bjinhos
Pam
Meus Livros Preciosos

Gabriella Alvim disse...

Olá,
Bem eu nunca tinha lido esse livro e sempre quis ler algo do Shakespeare, gostei bastante desse livro. Sonho de Uma Noite de Verão está na lista de desejados ;)

Ju disse...

Sabe que na primeira vez que li Sonho de uma noite de verão, não gostei muito. Mas aí assisti à peça, e passei a gostar bem mais. Acho que funciona melhor no palco, sei lá. É muito louco o enredo... rs...

Amo Shakespeare e nunca vou gostar de algum texto dele mais do que de Romeu e Julieta, rs, mas tenho a obra completa e amo ler e reler! =)

Ana Paula Barreto disse...

Dá para acreditar que nunca li nada dele? É uma coisa meio ridícula, tendo em vista a grandiosidade do "cara". Esta história parece bem legal, apesar de simples. Mas confesso que tem outras que leria antes!
bjs
GFC: Ana Paula Barreto

Anônimo disse...

A capa do livro passa a impressão dele ser bem infantil, porém gostei da história e leria por causa do Shakespeare.
S: Aninha Lima

Sabrina disse...

Oi, Ale. Essa obra é maravilhosa. Nunca tinha lido o livro até minha professora de ballet resolver montar o espetáculo com mesmo nome, baseado na obra, claro. Eu tinha 16 (fazem 10 anos). *-* Depois de Romeu e Julieta, foi o segundo trabalho que li dele e me ganhou de vez. Não é todo clássico que me conquista, mas Shake eu AMO.

xoxo


Nome: Sabrina Castro

Universo dos Leitores disse...

Esse livro é ótimo, sou completamente apaixonada! Conhece a adaptação dele feita pela Adriana Falcão?

Abraços!


www.universodosleitores.blogspot.com.br

Fran disse...

É uma vergonha admitir isso mas nunca li nada do Shakespeare. Eu tenho há tempos um livro com 3 peças: Hamlet, Rei Lear e Mackbeth mas ainda nao tive coragem de ler...shame on me. Sonho de uma noite de Verão parece bem despretensioso mesmo, acho que or isso é a que menos me interessa ler.
GFC- Franciely

Rayssa Gimenes disse...

Nossa, sério que você não gostou muito? É meu livro preferido do Shakespeare! Achei muito engraçado e interessante, sempre releio quando posso!

http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

GFC: Rayssa Gimenes

Lucas Kammer Orsi disse...

Olá Alê, tudo bom?

Li há muitos anos esse livro. Na época, li uma versão juvenil e gostei bastante. Além desse, não li mais nada de Shakespeare. Tenho vontade de assistir a esse filme, mas ainda não assisti (promessa daquela época). Lembro muito pouco da história, mas sei que me agradou de certa maneira.

Abraço
Lucas Kammer Orsi (nome de seguidor)
ondeviveafantasia.blogspot.com.br

Cristiane Dornelas disse...

Dessa história dele vejo tão pouco....Resenha mesmo essa foi a primeira, de resto só vi algumas citações em livros e mais nada. Apesar de ter uma linguagem mais rebiscada e poder não ser a melhor trama dele, gostei. Queria conferir algumas coisas dele e esse já está na lista faz tempos.

cristiane dornelas

Unknown disse...

Não sei o porque mas eu tenho uma implicância enorme com Shakespeare, nao sei se é porque eu fui obrigada a ler seus livros e perdi o gosto ou sei lá o que. Bom nao tenho muito o que falar, acho o enredo bom mas nao gosto nada do autor, enfim é isso

Jessica Lisboa
xx

Unknown disse...

Amei a capa eu li há muitos anos, mas ainda me lembro da história. Shakespeare é incrível a poesia em cada palavra.

Ana de Cassia Oliveira

Nardonio disse...

Isso mostra toda a genialidade de Shakespeare, pois apesar de não ser a melhor de suas obras, ela ainda consegue ser muito melhor do que muitas outras que vemos por aí.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger