domingo, 3 de novembro de 2013

Conversa de Contracapa # 03


Quem assistiu nossa entrevista no programa Outras Palavras sabe que temos um lado metido a escritor. Por isso, após dois anos de desculpas, decidimos participar do NaNoWriMo em 2013, e queremos convidar vocês, leitores do Além da Contracapa, para virem conosco neste desafio maluco.

O que é o NaNoWriMo?
O National Novel Writing Month (ou Mês Nacional para Escrever um Livro, em tradução livre) tem como objetivo incentivar as pessoas que desejam escrever um livro a fazê-lo de uma vez por todas. A meta é escrever um livro com 50 mil palavras (ou as primeiras 50 mil palavras de um livro) no mês de novembro. Sim, sim, é por isso que é chamado de desafio.

Para nós, mais importante do que a meta de 50 mil palavras, é desenvolver a disciplina de sentar todo dia para escrever. Com ou sem inspiração. Com ou sem vontade. Nem que seja para escrever um parágrafo e encarar a tela em branco do Word. Este é o mês para colocar a prova nosso lado escritor.

Desafio do Alê:
Comecei a escrever um livro de fantasia em setembro deste ano, então meu objetivo é continuar trabalhando nesta estória. Até o momento, o livro conta com 33 páginas ou 11.561 palavras.
Meu desafio mínimo para o NaNoWriMo é escrever mais 60 páginas. Acho que escrever 50 mil palavras em um mês é um desafio realmente desafiante, mas vou me esforçar para tentar alcançar esta meta também.

Desafio da Mari:
Meu desafio é um pouquinho diferente porque meu primeiro livro já está escrito e só não foi publicado ainda porque está pendente de uma revisão final. Desde o ano passado tenho contrato com uma editora e por sorte meu editor é alguém que prima pela qualidade ao invés do tempo (o que é ótimo, mas também fez com que eu esperasse a visita da inspiração mais do que devia, protelando o dia em que a minha revisão final se tornará, de fato, final).
Tendo explicado isso, vocês compreendem que eu não poderia me comprometer com números de palavras ou páginas, assim me comprometi com horas e períodos, de forma que o meu desafio será composto por duas etapas:
1ª etapa: 80 horas de escrita neste mês.
2ª etapa: Concluir a revisão do primeiro período da segunda parte e fazer a primeira revisão do segundo período da segunda parte. Confuso? Eu explico:
Meu livro é dividido em três partes, mas para a revisão eu fiz subdivisões (que nada tem a ver com a trama, mas que me ajudam a me organizar). Eu chamo essas subdivisões de “períodos”. A primeira parte já está finalizada. A segunda, na qual estou trabalhando no momento, é subdividida em cinco períodos. Portanto, até o final do desafio, eu pretendo ter finalizado o primeiro período e ter dado início ao segundo.
Ainda está confuso? No decorrer do mês vocês entenderão melhor.

Proposta:
Para aqueles que também têm um escritor dentro de si, esperamos contar com a companhia de vocês nesta jornada. Use o NaNoWriMo para dedicar-se de corpo e alma a escrever, crie uma meta que você ache possível de alcançar (mas que nem por isso deixe de ser desafiante) e não se preocupe demais com as 50 mil palavras.

Iremos fazer atualizações semanais em nossa página do Facebook (se ainda não curtiu, acesse agora), compartilhando nossas experiências, falando sobre nossos métodos para escrever e, quem sabe, desabafando nossa frustração. Então, desde já sinta-se livre para compartilhar conosco sua experiência também, seja através das redes sociais, ou do email do blog.

Para aqueles que se cadastrarem no site do NaNoWriMo, adicionem o perfil do Alê. Como o desafio da Mari foge um pouco da ideia original do NaNoWriMo, ela não criou um perfil.

E agora chega de conversa que nós temos um desafio a cumprir!

10 comentários:

Kel Araujo disse...

Oi pessoal, tudo bem?

Bom, eu não levo jeito para a escrita, anyway, meu negócio é só a leitura, nunca pensei em escrever um livro. Mas o desafio é realmente interessante pra quem quer escrever um livro e acaba sempre deixando a ideia de lado. Espero que vcs consigam.

beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br

Samuka Rodrigues disse...

E aí, galera do Além da Contra Capa!

Eu escrevo também e o NaNoWriMo parece divertidíssimo. Vi que te alguma premiação apesar de o foco não ser a competição mas não entendi muito bem. Gostaria de participar, mas to escrevendo tanta coisa atualmente que não consigo encontrar mais espaço para participar dele, infelizmente.

Samuel Rodrigues
http://coupleliterario.blogspot.com.br/

Gabriela Cerutti Zimmermann disse...

Nossa, que legal! Espero que consigam cumprir o desafio. Mal posso esperar pra ler os livros de vocês. ^^

Eu gosto de escrever, mas por mais que digam que eu deveria escrever um livro não creio que tenho jeito pra criar uma história. Sou mais de comentar. Então vou torcer por vocês. :)

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Michelli Santos Prado disse...

Olá Pessoal, já estava por dentro deste desafio, e achei a ideia demais e fiquei feliz de saber sobre os desafios que vocês irão superar...Espero que consigam realizar suas metas estarei torcendo por vocês =)

Thaysa Rocha disse...

Jesusssssssssss, não sei se eu conseguiria! hahaha
Dessa vez deixei passar, mas quem sabe numa outra oportunidade?

Boa sorte a todos!!!!!

Beijos,
www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

Ana Paula Barreto disse...

Que ideia fantástica! Para aqueles que gostam ou têm a intenção de escrever seu próprio livro, é um bom pontapé inicial.
Espero que consigam alcançar suas metas (aliás, os dois já estão no processo, o que é ótimo). Sucesso.
bjs

Jéssica Soares disse...

Oi, pessoal! Eu já conhecia o NaNoWriMo, participei no ano passado e só não cheguei nas 50 mil palavras pela falta de tempo (vamos combinar que novembro deve ser o mês mais apertado do ano para quem estuda...). Mas enfim, acho ótimo falar ainda mais do projeto, as vezes as pessoas se assustam com as tais 50 mil palavras, mas assim como vocês, eu faço minhas próprias metas dentro do NaNoWriMo, afinal o importante é escrever! Boa sorte para vocês e depois nos conte o resultado final (:
Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

Nardonio disse...

Eu admiro a galera que se joga nesses desafios, mas não sei se felizmente ou infelizmente, não tenho o mínimo talento para escrever. Rsrsrs
Claro que vou ficar acompanhando o progresso de vocês, e ficar torcendo bastante.
Boa sorte!!!

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Rafa C. disse...

Adoro a ideia desse desafio, seria uma boa pra mim, mas acabei que fiquei no "participo? ou não participo?", e acabou que já era dia 5 e já tinha perdido muito tempo. Tenho muitas ideias mas não consigo por no papel. Ano que vem vou participar com certeza, me arrependo por não ter entrado nesse desafio.

http://fuxicandosobrelivros.blogspot.com.br/

Adriana disse...

Que legal esse desafio, eu não sabia que voce já tinha um livro pronto Mari, fiquei muito feliz, e espero ansiosa pra conhece-lo! Estou aqui na torcida por vcs dois e só não vou participar desse desafio porque não tenho veia artistica pra escrever um livro, infelizmente! Ficarei acompanhando todo o processo pra saber como estão se saindo, bjão! :)
Adriana

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger